Castelo de Vermoim poderá ser considerado património nacional

Castelo de Vermoim poderá ser considerado património nacional

2016-09-18

O processo, que inclui a classificação do castelo e da zona envolvente, está em curso junto de algumas entidades, nomeadamente da Direcção-Geral de Cultura do Norte. Disso mesmo deu conta o presidente da Câmara de Famalicão, na abertura do colóquio comemorativo dos ‘Mil anos de incursão normanda ao Castelo de Vermoim’.

A iniciativa, que teve lugar no Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel, contou com alguns dos mais destacados especialistas internacionais no tema das incursões normandas ou vikings na Europa.

Na abertura do encontro, o presidente da Câmara, Paulo Cunha falou da importância da classificação desde património de Vermoim.

Refira-se que este foi o primeiro colóquio temático sobre a presença viking no noroeste da Península e pretendeu assinalar os mil anos sobre a incursão militar normanda à região Entre-Douro e Minho, que destruiu quase por completo o Castelo de Vermoim.

O colóquio ‘Mil anos de incursão normanda ao Castelo de Vermoim’ foi coordenado por Armando Coelho e Mário Jorge Barroca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

65/188
http://editave.youon.tv/files_resources/36e94f92b9215238b372ce308545d0b0.jpg http://editave.youon.tv/files_resources/9d551bf8b16afe6e38397d5f5f2bcdc6.jpg

Hoje na Opinião Pública